A senescência é uma construção social e cultural e, a forma como a significamos, depende do contexto no qual estamos inseridos. O objetivo da palestra, ao tratar do tema da velhice, é proporcionar a reflexão sobre o modo como significamos a velhice e como lidamos com essa fase da vida.
Quantas vezes perdemos a paciência, com os idosos, por ter que explicar algo mais de uma vez, ou, por demorarem para entrar no elevador, ou, pela preferência a eles concedida na fila do banco? Quantas vezes deixamos de ser humanos perante essas situações?
Para além da falta de empatia e respeito - carências das relações humanas - ainda há muitos preconceitos que permeiam a velhice e, muitas vezes, olhamos para os idosos apenas como velhos e, não mais, como humanos.
Discutir a velhice é, para a BG Criativa, acolher uma luta que se faz necessária para dar voz, vez e lugar a esses sujeitos que, não raramente, são marginalizados. A palestra visa traçar um debate sobre como significamos e tratamos a velhice e as nuances que cercam o tema.